Pesquisa conquista Prêmio da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular

É a segunda pesquisa da PUCPR premiada como melhor trabalho do ano

Uma pesquisa desenvolvida pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) em parceria com o Instituto Carlos Chagas (FIOCRUZ/PR) na área de células-tronco recebeu no sábado (28) o prêmio de melhor trabalho do ano pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular. É a segunda vez consecutiva que uma pesquisa desenvolvida pelo Núcleo de Cardiomioplastia Celular da PUCPR conquista o reconhecimento máximo desta sociedade. O prêmio foi revelado durante o Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular 2009, realizado em Belo Horizonte.

A pesquisa premiada tem como tema "Células-tronco mesenquimais: caracterização e potencial de diferenciação a cardiomiócitos induzida por doadores de óxido nítrico". A pesquisa foi desenvolvida pelos pesquisadores Carmen L. K. Rebelatto, Paulo S. Brofman, Alessandra Aguiar, Alexandra C. Senegaglia, Paula Hansen, Fabiane Barchiki, Carlos M. Aita, Márcia Olandoski, José A. Moutinho, Samuel Goldenberg, Lia S. Nakao e Alejandro Correa.

Segundo a pesquisadora da PUCPR, Carmen Rebelatto, o trabalho utilizou as células-tronco mesenquimais ou células-tronco adultas obtidas da medula óssea e tecido adiposo, que foram tratadas com óxido nítrico com o objetivo de diferenciá-las em células musculares.

"Após o tratamento, observamos que estas células expressaram alguns marcadores característicos de células musculares cardíacas, o que demonstra a diferenciação das células-tronco em células musculares", explica. Além disso, houve um aumento significativo da expressão do gene VEGF, que está relacionado com o crescimento de novos vasos sanguíneos, a angiogênese.

O resultado desta pesquisa, segundo a pesquisadora, pode beneficiar pacientes cardiopatas. "Estas células, quando transplantadas em pacientes com doenças cardiovasculares, podem ter efeitos benéficos principalmente na formação de novos vasos coronarianos".