PUCPR adquire novos equipamentos para os laboratórios de Engenharia Civil

Modernização e equiparação técnica aos mais avançados centros de tecnologia.

A PUCPR, seguindo a política institucional de modernização e equiparação técnica aos mais avançados centros de tecnologia, recebeu nos Laboratórios de Engenharia Civil, equipamentos de última geração para complementar seu acervo tecnológico. Junto com a entrega desses equipamentos os Professores e Técnicos de Laboratório receberam intenso treinamento do fornecedor. “Desde o primeiro ano os alunos tem contato com equipamentos de última geração, o que garante a qualidade técnica da formação profissional”, ressalta o professor do curso Luis Rosso Neto.

Para o Laboratório de Topografia foram adquiridas cinco estações totais completas modelo Leica TC407 e cinco níveis óticos marca Leica Jogger 24. Esses equipamentos são utilizados nas aulas práticas da disciplina de Topografia durante o primeiro ano do curso de Engenharia Civil. Trata-se de modernos equipamentos, tendo coleta de dados automatizada e interface direta com computador, e são utilizados no mercado pelas mais conceituadas empresas de Engenharia Civil.

Já os Laboratórios de Concreto e Materiais de Construção foram contemplados com a aquisição de um esclerômetro digital e de uma retífica para corpos de prova de concreto. O primeiro permite avaliar as características do concreto armado de estruturas após a sua execução, garantindo a qualidade frente às especificações de projeto.

A retífica permitirá uma melhor qualidade nos ensaios de Controle Tecnológico do Concreto eliminando procedimentos que envolviam substâncias prejudiciais ao meio ambiente e à saúde do Técnico de Laboratório, além de aumentar significativamente a precisão dos resultados obtidos nos ensaios. Esse equipamento freza os topos dos corpos de prova, garantindo o paralelismo das bases do corpo cilíndrico.