Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
Nokia escolhe PUCPR Tecnoparque para instalar seu centro tecnológico

Maior fornecedor de infraestruturas de telecomunicações da América Latina,
grupo empresarial vai investir na produção científica da PUCPR

O grupo de telecomunicações alemão-finlandês Nokia Siemens Networks (NSN), maior fornecedor de infraestruturas de telecomunicações na América Latina, inaugurou nesta sexta-feira (28) seu centro tecnológico. O local escolhido é o PUCPR Tecnoparque, no bairro Prado Velho, em Curitiba. A solenidade contou com a presença do chairman da NSN, Aluízio Byrro, e do reitor da PUCPR, Clemente Ivo Juliatto.Também participaram da inauguração o prefeito de Curitiba, Beto Richa, o senador Flávio Arns, além de outras autoridades acadêmicas e políticas.

O centro tecnológico da Nokia Siemens Networks terá 4 mil metros quadrados e vai funcionar em um dos prédios do PUCPR Tecnoparque, que tem área total de mais de 20 mil metros quadrados, com sete empresas já instaladas: Cárdio Prótese e Biogen, na Unidade de Engenharia de Tecidos; Geha, FTD Games e Automa, no Espaço Sociedade de Conhecimento; e PUCWEB, no prédio central do Tecnoparque, onde também ficará a Nokia.

Segundo o gerente de Desenvolvimento da NSN Nokia Siemens Networks, Márcio Machado, a escolha do PUCPR Tecnoparque para a instalação do centro tecnológico da empresa, deu-se em função dos conceitos que fundamentam a criação do Parque Tecnológico da Cidade de Curitiba, no qual o PUCPR Tecnoparque encontra-se incluído, e que tem grande mérito técnico-científico e social, pois objetiva mover a cidade em direção à Sociedade do Conhecimento, através de políticas de atração e manutenção de empresas de base tecnológica e de serviços, atividades que agregam alto valor a sociedade, em termos de criação de postos de trabalho não poluentes, geração de renda devido à melhor remuneração, fomento à inovação e pelo compartilhamento e expansão do conhecimento. destaca Machado.

Tecnologias para atender os mercados do Brasil e da América Latina

A unidade da Nokia Siemens Networks de Curitiba vai atuar em desenvolvimento e serviços profissionais em Tecnologia da Informação e Comunicação, para atender os mercados do Brasil e de outros países da América Latina. Para esta produção, a unidade terá aproximadamente 340 profissionais, em sua maioria engenheiros, tecnólogos e cientistas da computação, graduados e pós-graduados, que se dedicarão às diversas tecnologias, produtos, serviços e aplicações que compõem o extenso portfólio da Nokia Siemens Networks. Outros profissionais graduados suportarão as operações da empresa, âmbito América Latina, em áreas como logística, aquisições de produtos e materiais, finanças e controladoria.

Esta unidade compreende um Centro de Excelência em novas tecnologias, com forte ênfase em tecnologias que usam os protocolos TCP/IP, base das aplicações e tecnologias utilizadas nas redes convergentes, além do desenvolvimento de aplicações para redes de comunicação fixas e móveis. Adicionalmente, contará com áreas de serviços de alto valor agregado em implementação, operação e manutenção de redes de comunicação fixas e móveis, pós vendas e consultoria e integração de sistemas, além de dois outros centros de competência conhecidos como Global Care Center e Networl Operation Center que atenderão clientes internos e externos, em âmbito mundial. Um moderno laboratório suportará os projetos, serviços e atividades que serão desenvolvidos nas diversas tecnologias e áreas de conhecimento correlatas", explica o gerente de Desenvolvimento da NSN.

Agência PUC e o seu Teconoparque

A Agência PUC é uma iniciativa da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) em cooperação com a sua Mantenedora, a Associação Paranaense de Cultura (APC). Trata-se de um novo arranjo institucional para incrementar a atuação da PUCPR e da APC como agentes de promoção do desenvolvimento sócio-econômico. A Agência atua desde a produção de conhecimento científico e tecnológico até a sua transferência para o setor produtivo, mediante alianças e parcerias estratégicas entre a Universidade e as Empresas. O PUCPR Tecnoparque é instrumento de apoio e espaço para inovação e atração de empresas. Permite a transferência de tecnologia e o compartilhamento de conhecimento, além de contribuir com o desenvolvimento socioambiental local e nacional.

Assim, beneficiam-se as empresas pela obtenção de inovações tecnológicas, organizacionais e sociais a menor custo, decorrentes de investimentos conjuntos. Beneficiam-se, também, a PUCPR e a APC pela intensificação da sintonia social com os diversos atores da sociedade, ou seja, pela formação de profissionais mais capacitados e atualizados e pela produção de pesquisas alinhadas às necessidades de desenvolvimento paranaense e nacional. Nesse sentido, o fomento à inovação deve ser voltado para o desenvolvimento humano. Com o PUCPR Tecnoparque, a Universidade concretiza essa idealização e contribui para o desenvolvimento maior da cidade, do estado e do país.

Tornando possível a parceria entra a academia e a iniciativa privada, a PUCPR fomenta a inovação tecnológica, não com vistas ao tecnicismo em si, mas, sim, almejando o desenvolvimento e a inclusão social.

Promoção do desenvolvimento econômico e social

O PUCPR Tecnoparque, além do incentivo à pesquisa e ao desenvolvimento de produtos, oferece oportunidade real de aproveitamento de mão-de-obra qualificada que sai ou que ainda está na Universidade. Também amplia o desenvolvimento econômico e social, promovendo a melhoria da qualidade de vida da população. Esse, aliás, é o principal benefício do programa, a sintonia social da PUCPR. Uma Universidade com 50 anos de atuação responsável e legitimamente reconhecida pela sociedade como uma das melhores instituições de ensino superior do país.

Mantida pela APC – Associação Paranaense de Cultura, que juntamente com a ABEC – Associação Brasileira de Educação e Cultura, UCE – União Catarinense de Educação, e a editora FTD, integra a Província Marista Brasil Região Centro Sul, a PUCPR oferece 62 cursos de graduação, 21 programas de pós-graduação stricto sensu e mais de 150 cursos de pós-graduação lato sensu, distribuídos em seus 5 câmpus. 80% dos seus docentes são mestres e doutores. Além disso, mantém convênio com 60 instituições de ensino superior em 13 países, e recentemente passou a integrar o programa Erasmus Mundus, da União Européia.

 

Foto inauguração

Voltar

 

 
ACESSO DIRETO
 
Acesso Direto Pesquisador Acesso Direto Empresário Aluno
 
PORTFOLIO
 
Banco de Projetos Banco de Competências Banco de Patentes
 
PUC INOVAÇÃO
 


Clique para visualizar a edição

Todas as Edições

 
 
 
 
             
  NÚCLEOS DE COMPETÊNCIA   FOLLOW US   FALE CONOSCO  
           
    Siga-nos nas redes sociais ...   Tel.: +55 41 3271-1389  
         
      Twitter   Youtube   Flickr   RSS        
      Endereço:  
      Rua Iapó, 1225 - Prado Velho  
        CEP: 80215-223 - Curitiba PR  
           
        agenciapuc@pucpr.br