Arquitetura e Urbanismo ganha prêmio de criatividade e inovação tecnológica

Carlos Domingos Nigro desenvolveu pesquisa sobre análise de risco de favelização

O professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da PUCPR, Carlos Domingos Nigro, recebeu no último dia 03 de dezembro o 1º Prêmio Confea de Criatividade e Inovação Tecnológica promovido pelo Conselho Federal da Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea). Nigro conquistou o primeiro lugar na categoria Arquitetura com a pesquisa “Análise de Risco de Favelização: instrumento de gestão do desenvolvimento local sustentável”, primeira dissertação defendida no Programa de Pós-graduação em Gestão Urbana (PPGTU) da PUCPR, sob orientação do professor Carlos Mello Garcias.

A premiação selecionou os melhores trabalhos produzidos em todo o País, em duas categorias (trabalhos escritos e produtos), nas áreas da engenharia, arquitetura e agronomia. O objetivo é estimular a reflexão sobre os problemas tecnológicos da sociedade brasileira. A iniciativa destaca as inovações oriundas dos resultados de pesquisas e trabalhos de criação que podem ser materializadas em produtos que contribuam para o aumento da competitividade da área.

A solenidade de entrega dos prêmios ocorreu durante a abertura do Congresso Mundial de Engenheiros (World Engineers Convention – WEC 2008), no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília. Na cerimônia de entrega dos prêmios, o professor Carlos Nigro ganhou medalha, diploma e viagem internacional, articulada pelo Confea – passagens, diárias e inscrição em evento relacionado à sua área do trabalho.

Carlos Nigro é arquiteto e urbanista formado pela PUCPR em 1993 - Prêmio Marcelino Champagnat. Cursou Especialização em Gestão Técnica do Meio Urbano em 1994 (PUCPR/Université de Technologie de Compiègne – UTC/GTU Internacional) e Mestrado em Gestão Urbana, defendendo a dissertação premiada em 2005. A continuidade desta pesquisa se dá com a publicação do livro (In) Sustentabilidade Urbana, da editora IBPEX (2007) e com a produção do grupo de pesquisa "Cidades sem Favelas", sob coordenação do Professor Doutor Carlos Mello Garcias, da PUCPR.

Carlos Nigro é membro do Fórum Permanente da Agenda 21 do Estado do Paraná; Conselheiro do CREAPR e membro da sua Comissão de Meio Ambiente; Conselheiro do IAB Paraná; e Diretor Financeiro da Direção Nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil.

A pesquisa premiada objetiva estruturar uma base conceitual para a concepção de um modelo de instrumento preventivo de gestão urbana, denominado Análise de Risco de Favelização, mais especificamente compreender os processos fenomenológicos de urbanização e reurbanização, considerando uma favela como simbólica unidade de medida do estado de vulnerabilidade destes processos; compreender o modelo conceitual de desenvolvimento sustentável do todo urbano, sob o enfoque da análise de sistemas; conceber um arranjo de insumos estruturantes desta base conceitual e, por último, identificar os fatores de causa desta modalidade de risco e, portanto, identificar o grau zero de existência do processo de favelização.

Para atender a estes objetivos, desenvolveu-se o aprofundamento, como base teórico-conceitual, da contextualização das favelas no atual quadro sociohistórico (fato), do fenômeno de favelização, da análise sistêmica das cidades, da gestão da sustentabilidade do seu desenvolvimento e da análise de riscos inerentes às expectativas e oportunidades proporcionadas por este, considerando o princípio da causalidade complexa, o princípio da equivalência, o princípio da precaução e o princípio das cidades, seus eixos norteadores.