Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
Arquitetura e Urbanismo ganha prêmio de criatividade e inovação tecnológica

 

Carlos Domingos Nigro desenvolveu pesquisa sobre análise de risco de favelização

 

O professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da PUCPR, Carlos Domingos Nigro, recebeu no último dia 03 de dezembro o 1º Prêmio Confea de Criatividade e Inovação Tecnológica promovido pelo Conselho Federal da Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea). Nigro conquistou o primeiro lugar na categoria Arquitetura com a pesquisa “Análise de Risco de Favelização: instrumento de gestão do desenvolvimento local sustentável”, primeira dissertação defendida no Programa de Pós-graduação em Gestão Urbana (PPGTU) da PUCPR, sob orientação do professor Carlos Mello Garcias.

 

A premiação selecionou os melhores trabalhos produzidos em todo o País, em duas categorias (trabalhos escritos e produtos), nas áreas da engenharia, arquitetura e agronomia. O objetivo é estimular a reflexão sobre os problemas tecnológicos da sociedade brasileira. A iniciativa destaca as inovações oriundas dos resultados de pesquisas e trabalhos de criação que podem ser materializadas em produtos que contribuam para o aumento da competitividade da área.

 

A solenidade de entrega dos prêmios ocorreu durante a abertura do Congresso Mundial de Engenheiros (World Engineers Convention – WEC 2008), no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília. Na cerimônia de entrega dos prêmios, o professor Carlos Nigro ganhou medalha, diploma e viagem internacional, articulada pelo Confea – passagens, diárias e inscrição em evento relacionado à sua área do trabalho.

 

Carlos Nigro é arquiteto e urbanista formado pela PUCPR em 1993 - Prêmio Marcelino Champagnat. Cursou Especialização em Gestão Técnica do Meio Urbano em 1994 (PUCPR/Université de Technologie de Compiègne – UTC/GTU Internacional) e Mestrado em Gestão Urbana, defendendo a dissertação premiada em 2005. A continuidade desta pesquisa se dá com a publicação do livro (In) Sustentabilidade Urbana, da editora IBPEX (2007) e com a produção do grupo de pesquisa "Cidades sem Favelas", sob coordenação do Professor Doutor Carlos Mello Garcias, da PUCPR.

 

Carlos Nigro é membro do Fórum Permanente da Agenda 21 do Estado do Paraná; Conselheiro do CREAPR e membro da sua Comissão de Meio Ambiente; Conselheiro do IAB Paraná; e Diretor Financeiro da Direção Nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil.

 

A pesquisa premiada objetiva estruturar uma base conceitual para a concepção de um modelo de instrumento preventivo de gestão urbana, denominado Análise de Risco de Favelização, mais especificamente compreender os processos fenomenológicos de urbanização e reurbanização, considerando uma favela como simbólica unidade de medida do estado de vulnerabilidade destes processos; compreender o modelo conceitual de desenvolvimento sustentável do todo urbano, sob o enfoque da análise de sistemas; conceber um arranjo de insumos estruturantes desta base conceitual e, por último, identificar os fatores de causa desta modalidade de risco e, portanto, identificar o grau zero de existência do processo de favelização.

 

Para atender a estes objetivos, desenvolveu-se o aprofundamento, como base teórico-conceitual, da contextualização das favelas no atual quadro sociohistórico (fato), do fenômeno de favelização, da análise sistêmica das cidades, da gestão da sustentabilidade do seu desenvolvimento e da análise de riscos inerentes às expectativas e oportunidades proporcionadas por este, considerando o princípio da causalidade complexa, o princípio da equivalência, o princípio da precaução e o princípio das cidades, seus eixos norteadores.

 

Voltar

 
ACESSO DIRETO
 
Acesso Direto Pesquisador Acesso Direto Empresário Aluno
 
PORTFOLIO
 
Banco de Projetos Banco de Competências Banco de Patentes
 
PUC INOVAÇÃO
 


Clique para visualizar a edição

Todas as Edições

 
 
 
 
             
  NÚCLEOS DE COMPETÊNCIA   FOLLOW US   FALE CONOSCO  
           
    Siga-nos nas redes sociais ...   Tel.: +55 41 3271-1389  
         
      Twitter   Youtube   Flickr   RSS        
      Endereço:  
      Rua Iapó, 1225 - Prado Velho  
        CEP: 80215-223 - Curitiba PR  
           
        agenciapuc@pucpr.br