Uma parceria de sucesso

SOFHAR x PUCPR - Uma parceria de sucesso

Wilmar Prochmann, diretor-presidente da SOFHAR Gestão&Tecnologia S.A, especializada em soluções de tecnologia da informação e comunicação, tomou a decisão de transferir a sede da empresa para o PUCPR Tecnoparque, trazendo toda a sua estrutura para dentro da Universidade. Nesta entrevista, Prochmann conta os motivos que levaram a empresa, que este ano comemorou 25 anos, a firmar esta parceria com a PUCPR e o que espera desta união.

O que levou a SOFHAR a firmar esta parceria com a PUCPR?
Há cerca de três anos, iniciamos um processo de reestruturação do nosso negócio, com o objetivo de modernizá-la e prepará-la para o amanhã. Desencadeamos uma série de ações, desde a modernização da infraestrutura, reestruturação técnico-operacional e comercial, bem como a mudança do arranjo e do perfil da empresa, que era uma empresa limitada e passou a ser uma sociedade anônima de capital fechado. Neste processo, identificamos um componente muito importante atrelado à questão de Pesquisa e Desenvolvimento e todos os fatores que avaliamos nesta área sempre acabavam cruzando com uma instituição de ensino. Chegamos à conclusão de que não poderíamos trabalhar sozinhos neste processo. Paralelamente, fomos a primeira empresa que aderiu ao programa Curitiba Tecnoparque da Prefeitura Municipal de Curitiba, por meio da Agencia Curitiba de Desenvolvimento, que previa que empresas que aderissem ao protocolo de intenções e se instalassem nas regiões definidas pelo programa teriam incentivos e benefícios fiscais e tributários. Tudo isso acabou se agrupando para que iniciássemos uma conversação com a PUCPR.

O que levou à escolha da PUCPR?
Conversamos com todas as instituições de ensino que faziam parte do programa Curitiba Tecnoparque, mas a instituição que nos deu maior clareza do que pretendia, dos seus objetivos e proatividade foi a PUCPR. O projeto PUCPR Tecnoparque era exatamente o que estávamos procurando. Dali para frente, foi só uma questão de viabilizar a relação, a legalidade, os compromissos e formalizar o acordo de cooperação técnico-operacional. Também sou ex-aluno da PUCPR, formado em Desenho Industrial na turma de 1983. Tudo acabou colaborando para que a negociação avançasse de forma muito rápida.

Como foi o processo de mudança para o PUCPR Tecnoparque?
Por toda a complexidade que envolveu o projeto, considero que as negociações ocorreram dentro de um tempo que não conseguiria imaginar em outra instituição de ensino. A PUCPR foi extremamente eficiente e proativa para poder viabilizar a nossa vinda. Nós já estamos instalados, trabalhando e com projetos em desenvolvimento que estão sendo discutidos e avaliados a quatro mãos, entre SOFHAR e PUCPR.

Como estão os trabalhos com a PUCPR após a instalação?
Abrimos as portas no dia 1º de junho e já estamos com três projetos em andamento com a PUCPR, na fase de análise técnica e discussão de viabilidade. Estes projetos foram identificados por nós dentro do conjunto de pesquisas desenvolvidas pela PUCPR, que visualizamos que têm espaço no mercado. Agora, analisamos os requisitos, técnicas e capacidade para ver se de fato esses projetos possuem mercado. A partir disso, buscaremos uma empresa para ser a prime neste processo que estamos desenvolvendo. Tudo isso é inédito para nós, SOFHAR e PUCPR, ambos estamos aprendendo.

Para a PUCPR, o que a SOFHAR oferece?
É uma via de duas mãos. Tanto podem surgir projetos de lá pra cá como daqui pra lá. Pode surgir um projeto na SOFHAR que precise de pesquisa e aprofundamento no campo acadêmico. Isto será feito pela PUCPR. Além disso, somos o maior Centro de Treinamento em Tecnologias da Informação e Comunicação do estado, sendo certificado como centro oficial pela Microsoft. Em 12 anos de atuação, já formamos mais de 7.000 profissionais. Com a nossa vinda, esta capacitação também estará mais próxima dos alunos da PUCPR.

Como fica a questão de propriedade intelectual dos produtos que serão desenvolvidos em conjunto?
Existe uma regra definida de propriedade intelectual e royalties que está pactuada no nosso acordo de cooperação. Por isso, a relação entre universidade e empresa é uma relação de complexidade que precisa estar muito estruturada para que não haja problema de nenhum lado.

Como os colaboradores reagiram a esta mudança?
Os colaboradores foram decisivos para nossa mudança. Há algum tempo, já pensávamos em uma mudança, pois não tínhamos mobilidade na nossa antiga estrutura. Então, vir para um ambiente novo causou uma expectativa muito grande entre os colaboradores. Além de toda a infraestrutura que dispomos aqui, como área de estacionamento mais ampla e ambientes climatizados, passamos a usufruir de todos os benefícios que os colaboradores da PUCPR possuem, ou seja, descontos em cursos de graduação e pós-graduação, acesso à biblioteca, aos auditórios, entre outros. O ganho neste sentido foi muito grande. Foi um fator motivador para os nossos colaboradores.

O que espera desta parceria?
Eu não tenho dúvidas de que estamos começando uma nova era para ambas as partes. É o mercado de trabalho se unindo à academia. É uma experiência, vamos aprender juntos.

O retorno desta iniciativa deve ser imediato?
De curto prazo, já está consolidada a questão da motivação e os benefícios por estarmos aliados a uma instituição de ensino. De médio prazo, vamos construir uma relação harmoniosa, que vai gerar inovação tecnológica. Tenho total crença nisso. E, a longo prazo, virão os resultados financeiros, royalties, novas soluções e conquistas de novos espaços no mercado.