Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
Inseticida a base de óleos essenciais

Pesquisa da PUCPR resultou na criação de um produto inédito no mercado

A preocupação com a saúde e com o meio ambiente estimula agricultores e o próprio mercado de inseticidas a buscar produtos naturais para o controle de pragas. Atualmente, existe no mercado apenas um inseticida a base de óleo de neem, árvore com origem na Índia que hoje é cultivada em pelo menos 30 países. Apesar de seu amplo uso como inseticida, o óleo de neem ainda é pouco pesquisado, não existindo na literatura informações sobre a dosagem segura do produto, cujo princípio ativo sugere efeito anticonceptivo, ocasionando riscos para a reprodução animal e vegetal.

Atenta a este cenário, a PUCPR desenvolveu uma pesquisa que comprovou a eficácia de um inseticida a base de óleos essenciais de sassafrás (Ocotea odorifera) e eucalipto (Eucalyptus viminalis) no controle de larvas e adultos de cascudinho (Alphitobius diaperinus), assim como no controle de pragas de grãos armazenados. O produto é inédito e está em fase de patente. Os óleos essenciais dessas plantas apresentam efeitos na repelência e na mortalidade de diferentes pragas, quando aplicados em dosagens apropriadas e não tóxicas aos animais em processo produtivo.

Segundo o pesquisador Airton Rodrigues Pinto Júnior, coordenador do curso de Agronomia da PUCPR, a pesquisa partiu dos óleos essenciais extraídos com uma tecnologia inovadora, também desenvolvida pela PUCPR, que utiliza apenas os galhos e as folhas das árvores, garantindo o uso sustentável das espécies. No bioensaio definitivo, foram testadas 11 diferentes combinações de inseticidas, com concentrações distintas de óleo de sassafrás e eucalipto, comprovando a eficácia do produto.

Airton Rodrigues Pinto Júnior: produto inovador em fase de patente

 

INOVAÇÃO EM AGRONEGÓCIO

A PUCPR possui forte atuação na área de agronegócio. Concentradas no Câmpus São José dos Pinhais e na Fazenda Experimental Gralha Azul, as pesquisas desenvolvidas pela PUCPR envolvem todas as cadeias produtivas, como insumos e serviços, produção agropecuária, indústria de processamento e transformação, agentes de distribuição e comercialização. Para a Instituição, trata-se de um segmento em franca expansão que demanda cada vez mais processos de inovação em produtos e serviços. Neste contexto, a parceria estratégica entre o setor produtivo e a academia são alicerces na criação de novas oportunidades de negócios, produtos e serviços para o mercado.

Confira as competências oferecidas pela Agência PUC:

- Avaliação de parâmetros da qualidade de carnes
- Consultoria em boas práticas de fabricação para indústrias e serviços de alimentação
- Controle alternativo da verminose de cabras e ovelhas
- Controle da reprodução em bovinos de leite
- Controle da verminose gastrintestinal de pequenos ruminantes na região oeste do Paraná
- Estratégias competitivas do agronegócio e das cooperativas agroindustriais brasileiras
- Extração e purificação de óleos essenciais
- Inseminação artificial em tempo fixo em bovinos
- Marcadores moleculares

Voltar

 

 
ACESSO DIRETO
 
Acesso Direto Pesquisador Acesso Direto Empresário Aluno
 
PORTFOLIO
 
Banco de Projetos Banco de Competências Banco de Patentes
 
PUC INOVAÇÃO
 


Clique para visualizar a edição

Todas as Edições

 
 
 
 
             
  NÚCLEOS DE COMPETÊNCIA   FOLLOW US   FALE CONOSCO  
           
    Siga-nos nas redes sociais ...   Tel.: +55 41 3271-1389  
         
      Twitter   Youtube   Flickr   RSS        
      Endereço:  
      Rua Iapó, 1225 - Prado Velho  
        CEP: 80215-223 - Curitiba PR  
           
        agenciapuc@pucpr.br