Serão apresentadas 937 pesquisas científicas de alunos da Pós-Graduação, PIBIC, PIBITI e PIBIC Junior

A PUCPR promove, de 6 a 8 de novembro, o XX Seminário de Iniciação Científica (SEMIC) e a XIV Mostra de Pesquisa da Pós-Graduação. A apresentação dos painéis e as palestras acontecem no Bloco Verde e no Bloco Azul do Câmpus Curitiba da Universidade.

No evento serão apresentadas 937 pesquisas científicas, sendo 211 da Pós-Graduação, 81 do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), 595 pesquisas do Programa de Iniciação Científica (PIBIC) e 50 pesquisas do PIBIC Junior, voltado para alunos do Ensino Médio.

Os trabalhos apresentados foram desenvolvidos ao longo de um ano, de agosto de 2011 a julho de 2012. Neste período, cerca de 900 alunos participaram dos programas de Iniciação Científica, que são um diferencial para o currículo e também para iniciar a carreira acadêmica.

O objetivo do evento é criar um ambiente propício para as discussões de ideias inovadoras e para compartilhar os resultados das pesquisas. É, ainda, uma oportunidade para os jovens pesquisadores e empreendedores receberem o feedback de pesquisadores experientes.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da PUCPR, Waldemiro Gremski, a apresentação de pesquisas à comunidade é fundamental. "Não há ciência se ela não for exposta. Para a formação dos alunos a avaliação é um passo indispensável, pois pesquisadores mais experientes fazem as suas considerações sobre o trabalho", complementa.

A Iniciação Científica é uma atividade voltada para a formação de recursos humanos para a pesquisa. A PUCPR é a instituição de ensino privada que mais investe em pesquisa no Paraná, concentrando 20% de toda a produção científica do estado. Os programas de iniciação científica da Universidade envolvem cerca de mil alunos de graduação e 80 alunos do ensino médio de escolas públicas e privadas. Além disso, oferta 13 cursos de Mestrado e nove de Doutorado.

NOVIDADES - A coordenadora da Iniciação Científica, Cleybe Vieira, comenta que haverá uma sessão internacional, com a presença de um pesquisador da Áustria e a apresentação de 66 trabalhos em inglês dos alunos do PIBIC Jr, PIBIC e PIBITI. Também haverá a sessão Ciência sem Fronteiras, com depoimento de alguns dos 49 alunos da PUCPR que participam do programa e presença de dois bolsistas que já retornaram.

Outra novidade é o espaço Pesquisar é Evoluir. Nele terá a exposição de protótipos de projetos e propostas de pesquisa com teor de inovação. "Também contaremos com o estande do Tecnoparque da PUCPR e o estande 'Integração Universidade e Escola de Ensino Médio por meio da atuação do PIBIC e PIBIC Jr' com apresentação de um case de sucesso".

Ao final do evento, 12 trabalhos de iniciação científica serão premiados. Os autores das pesquisas ganham passagem e hospedagem para apresentá-las no próximo congresso da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Confira a programação no site do XX Semic.

Publicado em: 18/10/2012